NOTÍCIAS
BALANÇO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
2 anos atrás
por Mediação Cultural
foto: Aldren Lincoln

O Mediação Cultural é um programa de ações formativas que integra apreciação estética, reflexão crítica e prática artística junto a crianças, jovens e adultos de escolas estaduais e municipais, ONGs e associações comunitárias. O principal objetivo do programa é fortalecer a dimensão cultural da cidadania, colaborando para o desenvolvimento humano de forma integral e para uma sociedade sensível e educadora. 

Na sua primeira edição, em 2013, o programa atendeu a mais de 3.000 pessoas na cidade de Salvador. Na segunda edição, em 2014, além da continuidade das atividades na capital, se estendeu também para os municípios de Camaçari, Dias D’Ávila e Simões Filho beneficiando diretamente mais de 4.000 pessoas entre educadores e estudantes, através de diversas ações artísticas e culturais ao longo de doze meses ininterruptos.

O Mediação Cultural propõe um conjunto de conhecimentos, estratégias e oportunidades para a vivência do campo artístico-cultural de modo a ressignificar as práticas pedagógicas e comunitárias. Por isso, a relação com os participantes é de parceria e diálogo, com foco na valorização dos educadores e estudantes através da convivência e compartilhamento de experiências que favoreçam processos de desenvolvimento cultural sustentáveis, estruturantes e multiplicadores.

Na segunda edição do projeto foram realizadas as seguintes atividades:

05 Capacitações em Mediação Cultural para 83 educadores

50 Encontros de acompanhamento pedagógico em 09 núcleos de educadores

Apreciação estética de 05 espetáculos de teatro e dança seguidas de bate-papo

06 Sessões de apreciação estética de filme educativo seguidas de bate-papo

21 Visitas guiadas a espaços de cultura

55 Oficinas artísticas nas instituições participantes

02 Processos de criação em artes cênicas com mostras de resultado artístico-pedagógico

  

Os resultados de todo o projeto e dos processos de criação serão compartilhados com os participantes do Mediação Cultural 2014 dos municípios de Salvador, Camaçari, Dias d'Ávila e Simões Filho no evento de encerramento a ser realizado no dia 07 de maio de 2015, às 14h, no Teatro da Cidade do Saber, em Camaçari (entrada franca).

VOLTAR PRA A LISTA
REALIZAÇÃO
COORDENAÇÃO
APOIO
PATROCÍNIO