NOTÍCIAS
É TUDO NOSSO, E DELES TAMBÉM!
Peça teatral emociona com suas histórias de ficção e realidade
2 anos atrás
por Mediação Cultural
foto: Patrícia Almeida

A rádio "É tudo nosso, e deles também!" narra o cotidiano dos moradores do Subúrbio Ferroviário de Salvador, e é o fio condutor da peça "Suburbanos, Modéstia à Parte", resultado do processo de criação coletiva sob direção de Fernanda Paquelet. A diretora teatral destaca esta experiência como o início de um trabalho pautado no desejo de ir ao encontro do outro: "a gente acredita que as pessoas precisam se misturar, se conhecer, andar por Salvador....".

 

E foi justamente nestas andanças que o jovem Lucas Adorno, de 14 anos, ingressou no projeto, através das oficinas realizadas pelo Mediação Cultural no Colégio Estadual Praia Grande, em 2014. Ele explica: "Na verdade, eu fui um intruso. As atividades eram direcionadas para a classe do meu irmão, só que eu inventei uma desculpa, apareci lá e fiquei por lá mesmo. Foi assim que a arte foi surgindo na minha vida".

 

Daí por diante, Lucas - mais conhecido como Adorninho, não parou mais. Desde fevereiro ele se dedica intensamente ao processo de criação de "Suburbanos, Modéstia à Parte", em que interpreta o simpático radialista Rosalvo, junto a outros três jovens que conheceu no projeto.

 

Foi um período de muita dedicação, com ensaios todos os finais de semana. Mas Adorninho não deixa dúvidas sobre suas escolhas e sorrindo,  complementa: "Tantas críticas eu tive por fazer teatro, por fazer arte... Me diziam: 'você está perdendo seu tempo, isso não é vida'. Mas eu descobri que é. E que é a minha vida!".

 

 

 

Suburbanos, modéstia a parte: é tudo nosso e deles também

 

O espetáculo aborda o imaginário do Subúrbio Ferroviário de Salvador através de um olhar poético do seu cotidiano, histórias e personagens. A linha narrativa percorre o trilho do trem e, com humor e emoção, retrata o complexo de vinte e dois bairros que compõe a região feita de contrastes, lutas e muito orgulho.

 

Direção: Fernanda Paquelet

Assistente de Direção: Marilia Castro e Ingrid Lima

Oficina Cenotécnia: Alexandre Moreira

Oficina Figurino: Rino Carvalho

Oficina Dramaturgia: Gildon Oliveira

Coreografia: Marília Castro

Trilha Sonora: Saulo Viana

Equipe de Produção Quatro: Avani Marinho e Ananda Viana

Intérpretes-criadores: Adriano Correia, Carla Santos, Carlos Jessé, Caroline Lima IS, Crys Sales, Damile Oliveira, Deivide Sena, Deivid Silva, Edvaldo Filho, Elisa Maria, Iasmin Nicole, Ingrid Lima, Jamile Santana, Jéssica Nascimento, Luana Alves, Lucas Adorno, Lucas Moreira, Nauzina dos Santos, Oluap Suetam, Poliana Ferreira, Samara Freitas, Sílvia Alves, Victória Paquelet, Vinícius Silva.

VOLTAR PRA A LISTA
REALIZAÇÃO
COORDENAÇÃO
APOIO
PATROCÍNIO