O PROJETO

Mediação Cultural

O Mediação Cultural é um programa de ações formativas desenvolvidas junto à educadores e estudantes de escolas estaduais e municipais, ONGs e associações comunitárias. Em 2013 o programa atendeu a mais de 3.000 pessoas na cidade de Salvador. Em 2014, além da continuidade das atividades na capital, se estende também para os municípios de Camaçari, Dias D’Ávila e Simões Filho beneficiando mais de 1.000 pessoas entre educadores e estudantes, ao longo de sete meses através de diversas ações artísticas e culturais.

O Mediação Cultural integra o conjunto de ações promovidas pelo Prêmio Braskem de Teatro com objetivo de fortalecer as artes cênicas na Bahia.

 

Proposta Pedagógica

O Mediação Cultural propõe a convivência e o compartilhamento de experiências, constituindo um conjunto de conhecimentos, estratégias e oportunidades para a articulação da prática pedagógica desenvolvida pelos educadores em seus diferentes contextos, ao campo artístico-cultural. Por isso, a relação com as instituições participantes é sobretudo de parceria e diálogo, com foco na valorização dos educadores e estudantes através de um conjunto de atividades formativas que proporcionam a apreciação, reflexão e prática artística. As atividades são organizadas ao longo do ano de forma sequencial e interconectada, constituindo um programa que visa favorecer a inserção dos agentes no cenário cultural de forma autônoma, estruturante e multiplicadora.

Ações
CAPACITAÇÃO EM MEDIAÇÃO CULTURAL

Formação de educadores em mediação cultural com material didático específico criando, de forma introdutória, oportunidades de aprendizagem ativa, criativa, sensível e reflexiva de conteúdos específicos das artes, do jogo cênico e temas relacionados aos elementos do espetáculo.

 

ACOMPANHAMENTO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO

Suporte artístico-pedagógico continuado, auxiliando os educadores na prática das atividades pedagógicas em suas instituições, assim como promove articulações junto à oferta cultural. Deste modo é estabelecido um processo de constante avaliação e planejamento conjunto.

 

VISITAS GUIADAS A ESPAÇOS CULTURAIS

Atividade que integra a visita ao edifício teatral com informações históricas e questões relacionadas ao funcionamento do espaço. A visita à sala de espetáculos inclui palco, camarins, coxia, depósitos e cabines técnicas, com ênfase em equipamentos de iluminação e sonorização. A visita abrange também realização de jogos, bate-papo com profissionais da arte, participação de ensaios abertos, entre outras.

 

APRECIAÇÃO DE ESPETÁCULOS E BATE-PAP

Realização de sessões exclusivas de espetáculos de artes cênicas com adequação de perfil, faixa etária, temática, dias e horários para o público-alvo em espaços culturais. As sessões de espetáculo serão seguidas de bate-papos com os artistas/grupos, estimulando a dimensão reflexiva da apreciação estética. Os bate-papos serão conduzidos pelos mediadores junto aos educadores.

 

OFICINAS ARTISTICAS NAS INSTITUIÇÕES

Oficinas artísticas de iniciação e qualificação com profissionais de destaque no âmbito das artes cênicas. Encontros que promovem trocas de conhecimentos e experiências, estimulando também os educadores em sua prática. As oficinas são realizadas nas próprias instituições de ensino, de forma a adequar-se ao cotidiano das mesmas e potencializando a participação dos estudantes.

 

PROCESSO DE CRIAÇÃO ARTISTICA

Desenvolvimento de uma montagem didática em instituição de ensino, de modo a proporcionar experiências de criação artística, compartilhamento e apreciação estética.

 

Material didático
Kits Educacionais
Parceiros
REALIZAÇÃO
COORDENAÇÃO
APOIO
PATROCÍNIO